As Lições de 2020 (da série Navegar é Preciso!)

“Navegar é preciso; viver não é preciso”. A frase conhecida do poema de Fernando Pessoa é na verdade de autoria do célebre general romano Pompeu, que a usou para enfatizar a necessidade dos marinheiros a seu comando de cumprirem o seu dever de salvarem Roma, apesar dos riscos que corriam de se lançarem em seus barcos ao mar em meio a condições adversas e perigosas.

Neste 2020 estamos todos, cidadãos, empresas, ONGs e até mesmo governos também em meio a uma tempestade, uma crise que nos atingiu de repente, no meio de uma travessia, sem que tenhamos tido tempo para nos prepararmos para ela. Nessa hora é preciso enfrentar a borrasca, pois não há meios de fugir dela. Agora, mais que tudo, navegar é viver.

Alguns certamente estarão mais preparados para enfrentá-la. Tenho certeza que a resiliência a uma crise externa está diretamente ligada a uma governança eficiente e a um programa de compliance sério e bem implementado. Se não podemos fugir da crise da Covid-19, podemos pelo menos focar no seu enfrentamento sem riscos de que uma outra crise, agora interna, venha a se juntar à pandemia e transformar tudo em uma tempestade perfeita.

Mas um programa de compliance não é somente um compromisso utilitário em resguardar a reputação e os negócios da empresa. Compliance algum será efetivo se não for ético! E em momentos de sofrimento generalizado, ser ético é colocar as pessoas e o planeta à frente dos lucros.

Em outros termos, além de evitar que o negócio soçobre em meio a uma tormenta, uma empresa não pode deixar de atender o pedido de socorro que tantos lhe fazem neste momento. Cidadãos, consumidores, stakeholders, seja o nome que se queira chamá-los, estão todos como náufragos em meio desta crise, e cabe inclusive ao setor privado abandonar suas rotas para resgatá-los.

Conformidade, portanto, é também cumprir o papel social que incumbe a todas as empresas. Isso não somente auxiliará o negócio a fazer a travessia à salvo e poder chegar a um porto seguro, como também criará uma reputação positiva dela perante a sociedade. Assim, compliance não é somente evitar problemas, mas também tem um papel importante em auxiliar na criação de um conceito favorável para a empresa e seu negócio. Certamente isso será bom para a retomada da viagem após a tormenta passar.

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